POR QUÊ DAVI MATOU GIGANTES

POR QUÊ DAVI MATOU GIGANTES
Tipo: Esboços e estudos bíblicos / Autor: Pr. Jorge Linhares

” Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não tem escolhido a estes. Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui. Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o SENHOR: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo. Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá. E o Espírito do SENHOR se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do SENHOR. Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta; Diga, pois, nosso senhor a seus servos, que estão na tua presença, que busquem um homem que saiba tocar harpa, e será que, quando o espírito mau da parte de Deus vier sobre ti, então ele tocará com a sua mão, e te acharás melhor Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo. Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele.” I Samuel 16:10-18


Um dia pregando nos E.U.A, recebi um elogio de uma pessoa que dizia ter uma grande admiração por minha pessoa e também por outros pastores, e a vontade dela era ser como um de nós. Esta pessoa acreditava que se eu colocasse as minhas mãos na cabeça dela ela se tornaria igual a mim, como se as coisas pudessem ser desta maneira.

Por trás de cada ministério, seja ele grande, pequeno ou de médio porte, existe uma história de luta, esforço, dedicação, experiência, doação. Para que uma pessoa possa ser um líder ela tem que trabalhar. Uma das maneiras que me ajudaram a aprender a pregar foi indo aos evangelismos nas tardes de Domingo.

Foi muito chão até chegar aqui. As coisas não acontecem da noite para o dia, é um processo, uma escala. Veja a história de Abraão; você pensa que toda hora Deus falava com ele e descia fogo do céu? E o Rei Davi? Muitas vezes ele passou por adversidades, tribulações, dúvidas, injustiças...

O cotidiano de um líder, de um homem, de uma mulher de Deus, é marcado também por lutas, adversidades, provas.

Davi queria se tornar um grande homem de Deus e para isso ele tinha uma conduta que o preparava para enfrentar gigantes. Ele não chegou corajoso e com subsídios para enfrentar Golias de pára-quedas. O seu cotidiano, a sua vida de intimidade com o Senhor, o preparara para ser ousado e valente. Você quer pregar para grandes multidões, comece pregando para o seu vizinho, para o seu colega de serviço.

A vida é uma continuidade do já fazemos, muitos não sabem dizimar e ofertar na igreja, porque não estão acostumados a ajudar em casa. Não pagam uma conta de luz, de água, só recebem e nunca estendem a mão.

Dá uma olhadinha no seu guarda-roupa, às vezes está abarrotado de roupas. Existem pessoas que estão precisando e você pode ajudar. O que você está esperando?

Davi não era o mais propenso a ser ungido rei. Ele era o mais novo dos seus irmãos e trabalhava no pasto, certamente quando o profeta mandou chamá-lo, estava sujo com a sujeira do pasto, mas foi ele que o Senhor escolheu. Foi uma surpresa para todos, por quê Deus escolheu um menino do pasto?

Naqueles dias, Saul vivia uma grande crise espiritual. O Rei estava oprimido, sem paz. Deus já havia se retirado dele. Terrível coisa é, quando o Espírito Santo de Deus se retira de alguém. Tudo fica sem valor, sem objetivo, sem rumo...

Meu irmão, se você tem um sonho, lute por ele, se esforce para conquistá-lo e se porte como se já o tivesse recebido. ”Quer ser uma esposa abençoada, seja uma filha abençoada, quer ser um universitário bem sucedido, seja um estudante colegial esforçado, quer ser um empresário de sucesso, seja um comerciante honesto, trabalhador, esforçado, quer ser um pastor de multidões, seja um excelente missionário de duas pessoas. “

Seja responsável, agarre as oportunidades e o que lhe vier a mão, faça como se estivesse fazendo para Deus.

Pr. Jorge Linhares


Autor deste artigo:

Pr. Jorge Linhares
É formado em história, geografia e teologia. É pastor da Igreja Batista Getsêmani - BH/MG, há 24 anos e já está no ministério há mais de 30 anos, tendo sido pastor também na Igreja Batista da Floresta no bairro Floramar. É presidente do CPEMG (Conselho de Pastores do Estado de Minas Gerais), vice-presidente do CIMEB (Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil), presidente da Associação de Escolas Cristãs de Minas Gerais, IIº vice presidente do FENASP ( Fórum Evangélico Nacional de Ação Política e Social).



rrrrrrrr
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Premium Wordpress Themes